domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diários do Vampiro: O Despertar - L.J. Smith

“Como posso me lamentar, se você está aqui?” (página 157) 

Ficha do Livro:


Título: Diários do Vampiro - O Despertar
Original: The Awakening
Autor: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 1991/2009
Tipo: livraria
Linha do Tempo: Contemporâneo
Protagonistas: Elena Gilbert e Stefan Salvatore


Sinopse:
Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois. 

O que dizer deste livro? 
Ele não me conquistou. Fazia mais de um ano que estava na pilha de livros a serem lidos, e eu sempre deixando para depois... não me arrependo. 

Eu tenho noção de que Diários foi escrito muito antes da série Twilight. Eu sei disso. Mas não tem como evitar comparações. E Diários perde, na minha opinião. 

Os personagens são fracos, não há um desenvolvimento. Elena é uma chata, é super arrogante, e aquela aura de Queen Bee não serve para mim. E Stefan, nossa, acho que eu esperava muito dele, por ser um vampiro antigo, estrangeiro, lá da Renascença Italiana, sei lá, imaginei talvez mais sexy, mais romântico, mais qualquer coisa! E o Damon, e a história de triângulo amoroso? Onde ele estava? 

Enfim, foi uma decepção. Não posso dizer que o livro é ruim, mas com certeza não foi minha melhor leitura. Faltou profundidade, tanto na história como no desenvolvimento dos personagens. Antes de ler a continuação, ou seja, sem saber se vai melhorar ou não (porque sim, eu continuarei lendo), eu fico com Twilight. Mesmo tendo vários elementos parecidos. E contrariando o que li em diversas resenhas, eu prefiro Bella (não, ela não é perfeita, longe disso, mas ela é melhor que Elena, e sua atitude). 

Talvez isso seja apenas uma apresentação da história. Talvez a história melhore em O Confronto. Vamos ver... Eu tenho esperança que realmente melhore, porque a sinopse é interessante. 

Mas ainda assim estou curiosa para assistir Vampire Diaries, mas pelo que li em alguns comentários, se eu não gosto de spoilers, e melhor ler mais alguns livros da série. 

Série Diários do Vampiro: 

1 – O Despertar (The Awakening) 
2 – O Confronto (The Struggle) 
3 – A Fúria (The Fury) 
4 – Reunião Sombria (Dark Reunion) 

Série Diários do Vampiro: O Retorno:

5 – Anoitecer (Nightfall) 
6 – Shadow Souls (ainda não publicado no Brasil) 
7 – Midnight (ainda não publicado no exterior) 



Resenha para o Desafio de Férias, do blog Garota It.

0 comentários:

Postar um comentário