quinta-feira, 22 de abril de 2010

O Ladrão de Raios - Rick Riordan


Percy Jackson e os Olimpianos

Ficha do Livro:


Título: O Ladrão de Raios
Original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: Original: 2005 – Tradução: 2008
Tipo: de Livraria
Linha do Tempo: Contemporâneo
Protagonistas: Percy, Grover e Annabeth

 

   
Sinopse:

 
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
 
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. (sinopse retirada do site da saraiva)
 
 
Livros da série “Percy Jackson e os Oliampianos”:
  1. O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
  2. O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
  3. A Maldição do Titã (The Titan’s Curse)
  4. A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
  5. The Last Olympian (ainda não lançado no Brasil)
 

Eu primeiro tenho que dizer que foi maravilhoso encontrar esse livro (com a capa original e não a de cinema). Como eu já tinha dito, eu AMO fantasia, o sobrenatural, Harry Potter. E desde 2007, ao ler Deathly Hollows, eu estava órfã. É um sentimento que muitos fãs potterianos sentiram ao terminar o último livro da série. Um sentimento do tipo: “E agora? O que eu tenho para esperar, torcer, etc.?” ou, “O que eu vou ler agora?”
 
Então surgiu Twilight (porque eu me recuso a chamar a série de Crepúsculo). E eu devo dizer que me apaixonei, mas mesmo assim, não era a mesma coisa que Harry Potter. Sim, tinha fantasia, sim tinha um mundo escondido e sobrenatural, mas o foco principal da série era romance, e não o mundo.
 

Então eu ouvi falar de Percy Jackson. Ouvi que ele tinha conquistado muitos fãs de HP. Ouvi dizer que era fantasia, que era um livro de crianças, que o filme já estava saindo, e que tinha mitologia. Eu pensei: “Preciso ler”.
 
Fui logo comprar o livro, antes de ver o filme, porque convenhamos, é sempre bom saber a história pelo livro primeiro.
 
Percy me conquistou. O mundo dele me conquistou. Eu amo mitologia, então a maioria das referências fazia muito sentido. Adorei Annabeth, ela me fez lembrar Hermione, e sem ser uma cópia dela.
 
O livro é contado em primeira pessoa, o que o torna incrível, porque você realmente entra na história ao ver pelos olhos do Percy um mundo novo, mas não completamente desconhecido.
 

Percy é um garoto problemático de 12 anos (tem dislexia e déficit de atenção) e que não consegue parar em escola alguma, invariavelmente ele acaba expulso no fim do ano letivo por um motivo ou outro. Mas coisas estranhas sempre aconteceram ao seu redor, coisas que ele nunca conseguiu explicar ou entender. Mas finalmente, depois de quase ser morto, ele descobre porque coisas estranhas acontecem com ele. Percy Jackson é um Semideus. Um Herói. Filho de um Deus com uma mortal. Sim, o mundo da mitologia grega realmente existe.
 
Ele então é levado a um acampamento onde os meio-sangues treinam e aprendem a se defender dos monstros que os perseguem invariavelmente. Lá ele descobre de quem é filho, e acaba sendo enviado em uma missão para recuperar o Raio mestre de Zeus (que tinha sido roubado) e assim evitar uma guerra no Olímpo. Com ele vão Grover, seu melhor amigo e um sátiro, e Annabeth, uma filha de Atena, que está no acampamento desde os 7 anos.
 
Nessa missão eles enfrentam vários monstros conhecidos da mitologia clássica, alguns novos. Conhecem deuses. E os enfrentam.
 
O modo como Rick descreve os deuses é incrível, muito original e divertido. Assim como o porquê do mundo grego antigo estar espalhado nos EUA.
 

Eu recomendo esse livro do tipo: “pare o que está fazendo e vá ler agora”. Se você gosta de mitologia e fantasia não vai se decepcionar. Se você é/foi fã de HP, não vai mais se sentir órfão. A história não é a mesma, as referências também não. Mas não tem como não enxergar um pouco de HP nessa série. Eu me apaixonei.

 
Super recomendado para quem gosta desse mundo. E não, não é um livro de crianças, se bem que crianças podem ler.

 
Nota: 6 – obra prima! Clássico!

 

 

Blogger Templates

0 comentários:

Postar um comentário